.

 

JESUS É UM DEUS BOM, MERECEDOR DA NOSSA CONFIANÇA E OBEDIÊNCIA

 

Preparação para o tema

 

A GRANDE IDEIA

Jesus é um Deus bom que é merecedor da minha confiança e obediência.

O PROBLEMA

Nós queremos fazer as nossas decisões sobre o que é a verdade, e rejeitamos a autoridade de Jesus sobre nós. Podemos ouvir as palavras de Jesus, mas nem sempre agimos em conformidade.

 

A NOSSA RESPOSTA

Porque Jesus é um Deus bom com a maxima autoridade no nosso mundo e vive, eu posso entregar-me a ele e seguir os seus ensinamentos no poder do seu Espírito.

 

IMPORTÂNCIA DESTE TÓPICO

O objetivo deste estudo não é entrar a fundo nesta parábola em especial, o objetivo é ajudar estudantes a compreender a autoridade de Jesus como Deus. Porque Jesus é Deus, o seu ensino é a verdade e tem poder como nenhum outro. Usa esta parábola para deixares isto bem claro.

 

A IMAGEM

Quando estás a fazer escalada, tens que te soltar e confiar no teu instrutor, mesmo que te pareça assustador. Do mesmo modo, confiar no ensino de Jesus exige mais do que simplesmente concordar com ele racionalmente. Confiar nele Involve segui-lo com as nossas ações pela fé. Às vezes é assustador.

 

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

O que quero que o grupo saiba e compreenda: Porque Jesus é Deus, o seu ensino é a verdade, é a máxima autoridade, e tem poder para mudar as nossas vidas com base no modo como lhe respondemos.

O que quero que o grupo experimente: Expectativa que Deus nos fale através de Jesus Cristo e que possamos ouvir e agir segundo as suas palavras para construir um fundamento sólido para as tempestades mais fortes da vida.

Como quero que o grupo responda:

Reconhecendo a sua bondade, entregando-lhe a vida, e agindo segundo as suas palavras no seu Espírito.

INICIA

.

Se tivesses que passar por uma inundação, um furacão, um tornado ou um tremor de terra, qual escolherias e
porquê?

 

EXPLORA

1. Lê Mateus 7:24-25, que fala de superarmos as tempestades da vida. O que é que Jesus compara nestes versos?
Compara uma pessoa sábia que ouve as suas palavras e as pratica com uma pessoa que constrói uma casa na rocha.

2. O que é que acontece com a casa dessa pessoa?

Abate-se uma grande tempestade sobre a casa, mas a casa não cai porque estava construída sobre uma base sólida.

3. O que é que Jesus quer deixar bem claro nestes versos?
Permite a discussão em grupo. Ele diz que aqueles que ouvem as suas palavras e as praticam são sábios e têm alicerces sólidos para superar as tempestades da vida.

4. Lê Mateus 7:26-27. O que é que Jesus compara nestes versos?
Compara uma pessoa insensata, que ouve as suas palavras mas não as pratica, com uma pessoa que constrói uma casa na areia.

5. O que é que Jesus quer deixar bem claro nestes versos?
Permite a discussão em grupo. Ele diz que os que ouvem as suas palavras mas não as praticam são insensatos. A falta de alicerces vai arruinar as suas vidas quando chegarem as tempestades da vida.

6. Jesus refere-se “às minhas palavras”. O que é tão grandioso em Jesus que o seu ensino nos dá alicerces tão fortes na vida?
Ele é Deus, por isso, sabe tudo. Enquanto há professores humanos que podem errar, Deus sabe tudo e é totalmente sábio, por isso, o seu ensino é sempre verdadeiro. Ele também nos criou, por isso, sabe o que é melhor para as nossas vidas.

7. Ao estudarmos a vida de Jesus, ficamos a saber que Jesus é amoroso, bom, e poderoso. Como é que o facto de saberes estas coisas te ajudaria a confiar mais no seu ensino?

Sabendo que ele me ama, posso confiar que genuinamente ele quer o melhor para a minha vida. Sabendo que ele é bom, posso confiar que os seus ensinamentos são bons. Sabendo que ele é poderoso, posso confiar que ele me pode ajudar a vencer os problemas na minha vida. Essas qualidades fazem-no um professor mais fidedigno do que um professor egoísta, mau e fraco.

 

APLICA
8. Pensa numa área da tua vida que seja difícil submeter-se ao ensino de Jesus. Como é que estes versos te motivam a pôr em prática as palavras de Jesus nessa área?
Permite a discussão em grupo.

9. Não podes seguir o ensino de Jesus se não souberes o que é. O que é que podes fazer esta semana para compreenderes melhor os ensinamentos de Jesus?

Deixa-os discutir, mas guia-os no sentido da necessidade, que têm, de eles próprios lerem os ensinamentos de Jesus. Motiva-os a lerem Mateus 5-7 esta semana, e escreve algumas observações ou perguntas para discutirem na próxima semana.