EM CRISTO TEMOS UMA IDENTIDADE NOVA

 

Preparação para o tema

A GRANDE IDEIA

Por amor por aquele que pagou a nossa dívida e nos libertou, escolhemos servir a Jesus com a nossa vida.

 

O PROBLEMA

Servir implica colocar as necessidades e os desejos de outra pessoa acima dos nossos. O nosso pecado faz, naturalmente, que nos foquemos em nós próprios. Só o amor, a gratidão e o poder do Espírito Santo fazem com que possamos servi-lo verdadeiramente. Quando esquecemos o quanto Jesus nos deu, a nossa tendência é centrarmo-nos em nós próprios e não na vida e no propósito que
Deus tem para nós.

A NOSSA RESPOSTA

Reconhecemos e lembramo-nos que Cristo é merecedor de que o sirvamos, tanto por aquilo que ele é, como por aquilo que ele fez. Alinhamo-nos com a sua vontade, e servimo-lo com gratidão. Deixamos de viver para nós próprios, e passamos a viver para Ele, que morreu por nós (2 Cor 5:15).

 

IMPORTÂNCIA DESTE TÓPICO

A vida de um seguidor de Cristo é uma vida de submissão à sua Soberania. Ele conquistou a nossa fidelidade, tanto por aquilo que ele é
como Deus, como por aquilo que fez através da sua morte na cruz para comprar a nossa Liberdade.

 

A IMAGEM

Quando estás perto de uma árvore, ela parece enorme e importante, mas quando estás longe, nem sequer a consegues ver numa floresta com outras árvores, e parece pequena comparada com uma montanha. De igual modo, a nossa vida aqui na terra pode parecer-nos muito importante, mas se conseguirmos vê-la em perspetiva e compará-la com a eternidade, chegaremos á conclusão que o que é realmente importante não é esta vida, mas a eternidade.

 

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

O que quero que o grupo saiba e compreenda:
A vida de um seguidor de Cristo é uma vida de submissão à sua Soberania. Ele conquistou a nossa fidelidade, tanto por aquilo que ele é como Deus, como por aquilo que fez através da sua morte na cruz para comprar a nossa Liberdade.

O que quero que o grupo experimente:

Gratidão e Atitude – gratidão a Cristo, e, em consequência, uma attitude de querer servi-lo.

Como quero que o grupo responda:
Que façam as escolhas à luz do facto de que Jesus é Senhor das nossas vidas. Que se submetam à soberania de Cristo, adorando-o e obedecendo-lhe. Que perguntem: “Qual é a sua vontade?” quando se confrontarem com circunstâncias e decisões.

 

INICIA

 

Conheces alguém que já tenha recebido um transplante de um doador de órgãos? Que atitude é que essa pessoa tem em relação à vida e à pessoa que doou o órgão? Na maior parte das vezes não se sabe quem foi o doador, mas se tivessem oportunidade de se encontrar ou falar com essa pessoa, o que pensas que quereriam dizer-lhe ou fazer? Porquê?

 

EXPLORA
1.Lê Lucas 8:27:39. De acordo com os versos 28-29, de que modo é descrita a vida do homem antes do seu encontro com Jesus.
Estava possuído por demónios. Estava nu, não vivia em casa, mas nos sepulcros. Tinham que o acorrentar, porque era louco.

2.Como é o homem descrito no verso 35 depois do seu encontro com Jesus?
Sentado aos pés de Jesus, vestido e no seu perfeito juízo. Jesus tinha-o libertado e dado uma vida nova.

 

3.Como é que o homem responde a Jesus depois de Jesus o ter libertado? (O que pede?) Porque
pensas que ele respondeu assim?
He suplica a Jesus que o deixe ir com ele. Gratidão e o desejo de servir e estar com aquele que o libertou são a resposta natural.

 

4.Qual foi a tarefa específica que Jesus lhe deu, e como é que ele responde?
Jesus manda-o para casa para contar aos outros o muito que Deus fez por ele. Ele faz o que Jesus pede. Ele vai de boa vontade e anuncia pela cidade inteira o que Jesus fez por ele.

 

5.As outras pessoas na história pedem qualquer coisa a Jesus. O quê? Porque será que o que eles pedem é tão diferente do que o homem pediu?
Pedem a Jesus que se vá embora. A Bíblia refere duas vezes que eles estão com medo. Tanto o homem como as outras pessoas viram o poder de Jesus, mas têm respostas muito diferentes. Parece que as pessoas estão mais preocupadas com o seu conforto e com o que pode vir a custar-lhes a aproximação de Jesus. O homem experimenta o amor do Senhor de modo pessoal, o que não acontece com as outras pessoas. 1 João 4:18 diz-nos que “o perfeito amor lança fora o medo.”

 

APLICA
6.Se tens um relacionamento com Deus por meio de Jesus Cristo, de que coisas foste libertado?
As respostas podem variar. Os estudantes podem falar de verdades bíblicas, como pecado, morte, inferno, etc. Ou podem querer partilhar áreas específicas do seu próprio testemunho, como procurar vida nos relacionamentos, vícios, auto-destruir-se, etc.

 

7.Sendo alguém que já experimentou o poder e o amor de Cristo pessoalmente, como é que a tua resposta a Jesus difere da dos amigos que não experimentaram pessoalmente o poder e o amor de Jesus, ou só viram à distância?
Isto pode ser comparado com a maneira como o homem responde verso o modo como respondem as outras pessoas na história. As pessoas que não experimentaram por elas mesmo o amor e a vida de Cristo, não entendem porque quererias servi-lo.
Dependendo de como a conversa se encaminha, podes recordar aos estudantes que, por causa da cruz, o poder e o amor de Jesus estão disponíveis aos seus amigos, mesmo sem terem tido essa experiência.

Há muitos versículos na Bíblia, que falam do modo como respondemos a Deus com base na nossa gratidão.

 

8.Lê 2 Coríntios 5:14-15. Qual é a motivação nestes versículos? Qual é a resposta? O que pensas de não vivermos para nós próprios, mas para Cristo?
Por causa do seu amor – o seu amor por nós e o nosso amor por ele, vivemos para ele. Amá-lo, requer entrega. Significa fazer coisas à sua maneira e não à nossa. Na prática, isso significa… obediência.

 

9.Qual é o impacto no teu processo de fazeres decisões, se já não viveres para ti mas para Cristo?
As perguntas já não são “O que quero fazer?” ou “O que é melhor para mim?” ou “O que acho que é melhor?”. A pergunta agora é ”O que gostaria Jesus que eu fizesse nesta situação?”

 

10.Como é que sabes o que Jesus quer que tu faças?
A Palavra de Deus dá-nos ordens específicas a obedecermos. Nas áreas em que não há ordens específicas, indica-nos atitudes e perspetivas, que deveríamos ter como crentes, e dá-nos pistas sobre o carácter de Deus, que também nos podem ajudar a configurar e a compreender a sua vontade. Deus também nos deu o Espírito Santo para nos dirigir e guiar. Faz referência às lições sobre o Espírito Santo para compreenderem como ter acesso ao seu poder.

 

11.Na história, lemos que o homem tinha uma ideia de como queria server a Cristo. Queria ir com ele, Em vez disso, Jesus deu-lhe outra tarefa. Por vezes, as tarefas que Jesus nos dá, são diferentes das nossas noções preconcebidas de como queremos servir. Como respondes quando esse é o caso?
Abre a discussão em grupo. É justo reconhecer que nem sempre é fácil, mas à luz do que o que Jesus fez dando-nos vida, há algo que ele peça que seja demais? A chave é lembrarmo-nos do quanto ele nos ama e que lhe devemos tudo, e que nos dá o poder para fazermos o que quer que seja que seja através do seu Espírito Santo.

 

12.Agora mesmo há alguma coisa na tua vida que precises de deixar de fazer, ou de começar a fazer a fim de viveres totalmente rendido a Cristo?
Permite a discussão em grupo.

Para aprofundares o estudo:
Algumas passagens excelentes para estudo pessoal:

Romanos 6:15-18;

 Filipenses 2:1-11;  

1 Pedro 1:13-21