O SEXO É MUITO MAIS DO QUE SEXO

Preparação para o tema

 

AS PASSAGENS: Efésios 5:25-33; 1 Coríntios 7:32

A GRANDE IDEIA:
Deus retira beleza do quebrantamento, que sentimos pelas nossas pobres escolhas sexuais quando nos voltamos para ele e abordamos a sexualidade de acordo com o seu propósito.

 

O PROBLEMA

Vemos o sexo como uma coisa primordial, e por isso fazemo-lo um ídolo.

 

A NOSSA RESPOSTA

Tenhamos a noção que o sexo e o casamento entre um marido e uma mulher apontam para algo maior: o relacionamento que Deus quer ter através de Jesus com o seu povo.

 

IMPORTÂNCIA DESTE TÓPICO

A nossa cultura diz-nos que as pessoas solteiras, que não têm uma vida sexual, ficam a perder. A nossa cultura também diz que o sexo
no casamento é um aborrecimento. Mas Deus diz que as pessoas solteiras, que não fazem do sexo um deus, são livres para viver para o único Deus verdadeiro. E as pessoas casadas, que têm a experiência da oferta de Deus do sexo, sabem que esta oferta aponta para o
maior presente de Deus de dar o seu Filho para morrer pelos nossos pecados.

 

A IMAGEM

Tal como um presente aponta para o amor que a pessoa, que o dá, tem pela outra pessoa, o sexo (tal como Deus o planeou) é o presente de Deus para nós, que aponta para o relacionamento, que Deus quer ter connosco através de Jesus Cristo. Na sua conceção, o sexo deve ser algo, que se dá a si mesmo, e não algo a receber de alguém. De igual modo, Jesus deu-se a si próprio a nós, e, em troca, nós damo-nos a ele. O sexo feito à maneira de Deus deve ser o reflexo desse relacionamento, que se dá.

 

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

O que quero que o grupo saiba e compreenda:
Deus compensa a nossa sexualidade quando confiamos nele para evitarmos a atividade sexual fora do casamento como uma expressão
de devoção a ele. Ele torna belo o sexo quando o vivemos no casamento como uma oferta ao nosso cônjuge.

O que quero que o grupo experimente:

Entusiasmo quanto a ter a experiência do plano de Deus para a nossa sexualidade de tal modo que traga alegria e liberdade.

Como quero que o grupo responda:

Afastar-se da atividade sexual fora do casamento, e voltar-se para Deus e o perdão e a cura de Jesus por escolhas erradas no passado.

 

INICIA

 

Imagina que fizeste alguma coisa que magoou um dos teus melhores amigos. Para tua surpresa, esse amigo não reage zangado e a criticar-te. Em vez disso, mostra-te um amor, que de maneira nenhuma mereces, ao dar-te um presente num embrulho muito especial. Como é que te sentirias? Muitos de nós já magoámos o nosso melhor amigo, Deus, quando fazemos escolhas sexuais erradas: coisas que não devíamos fazer, temos pensamentos sobre sexo que desonram a Deus e outras coisas, ou quando damos a prioridade nas nossas vidas ao sexo e aos relacionamentos. O sexo, de acordo com o propósito de Deus, é como aquele presente num embrulho muito especial, que não merecemos.

 

EXPLORA

1.Lê 1 Coríntios 7:32. Se não somos casados, qual deveria ser a nossa atitude em relação à vida, aos relacionamentos, e ao sexo?
A nossa maior preocupação deveria ser a de agradar ao Senhor.

 

2.Lê Efésios 5:22-24. O que é que estes versículos dizem sobre o modo como uma mulher se deveria relacionar com o marido?
Ela deveria respeitar a liderança do marido como um exemplo do modo como os seguidores de Jesus respeitavam a sua liderança.

 

3.Lê Efésios 5:25-30. O que é que estes versículos dizem sobre o modo como o marido deveria relacionar-se com a mulher?
Ele deveria acarinhá-la, dar-lhe alento e amá-la sacrificialmente como um exemplo do modo como Jesus se relaciona connosco.

 

4.Lê Efésios 5:31. Que presente em termos de sexo é que Deus dá a um marido e a uma mulher, quando eles entram num relacionamento com um coração que se dá e sacrifica, e não apenas para satisfazer as suas necessidades?
Deus dá-lhes o presente belo da intimidade.

 

5.Lê Efésios 5:32. Quando um homem e uma mulher têm a experiência do casamento e do sexo tal como Deus concebeu, isso aponta para algo muito mais importante. O que é?
Aponta para a maravilhosa relação de amor que Deus quer ter com as pessoas através da fé em Jesus Cristo.

 

APLICA
6.Deus quer que o foco das pessoas, que não são casadas, seja em agradar ao Senhor. (vê 1 Coríntios 7:32). Como é que essa perspetiva da vida e do sexo é um bom presente de Deus? (em contraste com o vivermos obcecados com sexo e relacionamentos, envolvidos em comparações, e a sentires-te como se estivesses sempre a precisar de “teres” alguém).
Permite a discussão em grupo. Sendo agradar ao Senhor a nossa maior meta, ajuda-nos a viver para aquilo que é mais importante, e impede que sejamos escravos de coisas como o sexo e os relacionamentos, que nunca nos podem satisfazer totalmente.

7.Deus quer também que o foco dos casados seja agradar ao Senhor em que um mostra ao outro amor e respeito. Deste amor e respeito resulta sexo muito belo na intimidade, e retrata o amor e a intimidade que Deus quer ter connosco. Como é que este tipo de relacionamento é um presente de Deus?
Permite a discussão em grupo. É um presente ter a experiência deste tipo de prazer e de intimidade. É também um presente, que Deus permitiria que, de qualquer modo, as nossas vidas apontassem para ele.

 

8.Lê Joel 2:25. Em que medida é que te ajuda saberes que o perdão de Deus em Cristo é maior do que a tua falha em viveres de acordo com o propósito de Deus para a tua sexualidade e relacionamentos?
Permite a discussão em grupo. Isso significa que as nossas escolhas erradas e suas consequências não são a palavra final. O amor e o perdão de Deus, que não merecemos, são a palavra final. Ele pode tornar a maior trapalhada em algo belo.

9.Que passo é que Deus espera que dês (no seu poder) para viveres de acordo com o plano, que tem para ti no que diz respeito a sexo e relacionamentos?
Permite a discussão em grupo. Pode ser a decisão de viveres com a prioridade de agradares ao Senhor. Pode ser acabares com uma relação que não honra a Deus. Pode ser receber o seu perdão numa área em que há imperfeição ou falhanço.