A NOSSA RELAÇÃO COM DEUS É SEGURA

 

Preparação para o tema

 

A GRANDE IDEIA

Assim como uma rocha grande é sólida e inspira confiança, também nós podemos confiar que Deus está connosco agora e para sempre se confiamos em Jesus. A nossa relação com Ele é segura.

 

O PROBLEMA

Sem confiarmos na morte e na ressurreição de Jesus para nos salvar, vamos perecer ou ficar separados de Deus por toda a eternidade. Mesmo sendo seguidores genuínos de Jesus, podemos fraquejar na confiança na nossa relação com Deus, porque não compreendemos que ela está firmada em Jesus e não no nosso desempenho espiritual ou religioso.

 

A NOSSA RESPOSTA

Podemos confiar que o que Deus diz é verdadeiro.
Ele diz que, quando pomos a nossa fé nEle, Ele nunca nos deixará.

IMPORTÂNCIA DESTE TÓPICO

O autor de I João escreve esta carta aos seguidores de Jesus, que sofreram algum abalo na sua relação com Deus. Ele quer dar-nos confiança na nossa relação com Jesus e ajudar-nos a compreender que a base desta confiança é o próprio Jesus.

A IMAGEM

Esta rocha fica firme mesmo quando as ondas rebentam nela minuto após minuto e as tempestades batem-lhe amiúde. Assim como podemos confiar que essa rocha ficará firme, também nós podemos ter confiança na nossa relação com Jesus. Mesmo se cairmos e voltarmos a cair, a nossa ligação a Deus nunca mudará se lhe pertencemos.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

O que quero que o grupo saiba e compreenda:
a sua relação com Deus é segura desde que ponham a sua fé em Jesus. Eles nunca podem perder esta relação; estarão com Deus agora e por toda a eternidade.

O que quero que o grupo experimente: confiança, paz e alegria, sabendo que a sua relação com Deus é segura e que Ele está com eles agora e para sempre.

Como quero que o grupo responda:
em confiança que a sua relação com Deus é segura através da fé em Jesus, e com entusiasmo que Ele está com eles agora e para sempre.

 

INICIA

.

O David e a Maria já se encontravam há algum tempo. Ele questionava-se se havia alguma
coisa especial entre eles. Tinham combinado almoçar juntos, mas a Maria não apareceu.
Quando o David ia a sair do restaurante, viu a Maria no outro lado da rua a entrar num carro com o Miguel, um colega dela. O David ficou parado com um turbilhão de pensamentos na cabeça.
Que impacto tem numa relação próxima o termos dúvidas se essa relação é para durar, se a outra pessoa está comprometida contigo, ou se tu estás comprometido com a outra pessoa? Como é que dúvidas semelhantes poderiam afetar a tua relação com Deus?

 

EXPLORA
1. Lê I João 5:10-14.
O que é um testemunho (versos 10-11)?
É uma declaração sobre o que alguém viu ou ouviu. É uma declaração sobre algo verdadeiro.

 

2. Quem dá o testemunho sobre o Filho (verso 10)?

Porque é que isso é significativo? Deus.

É significativo que Ele testemunhe porque Ele é totalmente confiável.

Isso também significa que tudo o que Ele diz também é confiável.

 

3. O que determina se uma pessoa tem a vida eterna (verso 12)?
Se uma pessoa tem o Filho.

 

4. O que pensas que significa ter o Filho (verso 12)?

Tens o Filho? Se sim, quando começou essa relação?
Ter o Filho significa confiar nEle para te libertar do pecado e da morte, e ser o teu líder. Em última análise, ter o Filho significa que Ele te possui.

Ao confiarmos em Jesus entramos numa relação com Deus, que cresce nesta vida e continua pela eternidade.

5. Porque pensas que o verso 13 usa a palavra ‘saber’ em vez de ‘ter esperança’ para se referir à confiança de se ter a vida eterna?
Deus quer que confiemos que temos vida eterna ao termos o Filho, que fez tudo o que era necessário através da sua morte e ressurreição para nos dar vida eterna.

APLICA
6. Como é que esta passagem aumenta a tua confiança na tua relação com Deus e no saberes que estarás com Ele para sempre se tiveres posto a tua confiança em Jesus?
Permite a discussão em grupo.

 

7. De que modo afetaria a tua relação com Deus se duvidasses do seu compromisso contigo? Já alguma vez passaste por isso?
Permite a discussão em grupo.

8. Lê Hebreus 13:5. Pensa numa situação desafiadora que estejas a enfrentar agora mesmo. Como é que a verdade das promessas de Deus neste texto te ajudam a enfrentar este desafio?

Permite a discussão em grupo. Hebreus 13:5 e este estudo como um todo dão uma base para a confiança na nossa relação com Deus, que é independente dos nossos sentimentos, atitude ou atuação. É uma confiança firmada no próprio Jesus – o modo perfeito como Ele atuou a nosso favor e o seu sacrifício perfeito para nos dar o perdão dos nossos pecados e a vida eterna.

9. Hoje à noite quando estiveres deitado, tira tempo para agradeceres a Deus pelo seu amor pessoal por ti e pelo facto de teres sido perdoado e de passares a eternidade com Ele no céu.

INDO MAIS FUNDO
Lê João 17:3, João 10:27-32, e Romanos 8:38-39. Pede a Deus para usar a sua Palavra para que cresças na tua relação com Ele e aumentes a tua confiança nEle.