
.
A NOSSA RELAÇÃO COM DEUS É SEGURA
Preparação para o tema
A GRANDE IDEIA
Jesus só quer conhecer-me e ter uma relação comigo: não está à minha procura para eu fazer seja o que for por ele. Em resposta ao Seu amor por mim e à sua relação comigo, eu vou querer conhecê-lo ao ler a Bíblia e orando e vou querer transbordar falando a outros de Jesus e encontrando-me com outros seguidores de Cristo.
O PROBLEMA
Tal como o jovem rico em Lucas 18:18, tudo em nós como pessoas quer saber o que “devemos fazer” para ter a vida eterna. Nós queremos ganhar uma relação com Jesus, não recebê-la. Mas os padrões são impossíveis.
A NOSSA RESPOSTA
Tudo o que podemos fazer é receber o amor, a compaixão e a busca de Jesus. Se o fizermos, vamos querer responder com amor para com Jesus e os outros.
A IMAGEM
Uma roda é utilizada frequentemente como uma ilustração de como um novo crente pode começar a andar com Deus. Os quatro raios representam: oração, leitura da Bíblia, comunidade e evangelismo. Estas são ações importantes que devemos realizar, mas a parte mais importante é o centro da roda, que representa a intimidade com Jesus. As ações devem ser um consequência natural da nossa intimidade com Deus, e não tarefas que são feitas com a esperança de nos tornarmos mais aceitáveis perante Ele.
O SIGNIFICADO DESTE TÓPICO
O que eu quero o grupo para conheça e compreenda: Jesus vê- nos, conhece-nos pelo nome e busca um relacionamento incondicional connosco. Como sabemos e experimentamos isto iremos transbordar em querer conhecer e obedecer-Lhe.
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
O que eu quero o grupo para conheça e compreenda:
Jesus vê-nos, conhece-nos pelo nome e busca um relacionamento incondicional connosco. Como sabemos e experimentamos isto iremos transbordar em querer conhecer e obedecer-Lhe.
O que eu quero que o grupo experiencie:
Jesus observando, sabendo e seguindo-nos.
Como eu quero que o grupo responda:
como Zaqueu, por querer conhecer e seguir Jesus e estendendo a sua graça extravagante aos outros. Isto incluirá a leitura da Sua Palavra, orando, falando aos outros sobre Jesus, e reunir-se com outros seguidores de Cristo. A falta de uma resposta frutífera para Jesus pode ser um sinal de não experimentar o amor e o cuidado de Cristo.
INICIA
.
Se pudesses conhecer alguém famoso, quem seria e porquê?
[
EXPLORA
1. Lê Lucas 19:1-10. O que é que Jesus faz e diz a Zaqueu?
Jesus olha para cima e vê Zaqueu e diz-lhe para ele descer da árvore porque quer ficar na casa dele. Repara que Jesus nunca faz referência aos erros de Zaqueu.
2. Sabendo que Zaqueu era um coletor de impostos, o que fazia dele uma das pessoas mais desprezadas no tempo de Jesus, o que esperarias que Jesus dissesse ou fizesse? Permite a discussão em grupo.
3. Como é que responde Zaqueu? O que é que ele faz e diz em resposta? Porque pensas assim?
Ele recebe Jesus alegremente, e diz que restituirá o que tirou a mais no passado. Jesus repara em Zaqueu no meio da multidão e convida-o para uma relação. Zaqueu sente que é conhecido e amado.
4. Qualéarespostadamultidãoatudoisto?Porquepensasqueé diferente da resposta de Zaqueu? Com quem és mais parecido –
a multidão ou Zaqueu?
A multidão resmungou porque Jesus tornou-se hóspede de uma pessoa pecadora. Talvez seja diferente porque eles não tinham uma relação pessoal com Jesus, não experimentavam o amor e o cuidado de Jesus por eles. Eles estavam à distância na sua relação com Jesus e o seu único objetivo era julgar o comportamento exterior. Quando eu acredito e recebo o amor de Jesus por mim, respondo como Zaqueu. Caso contrário, ajo como a multidão.
APLICA:
5. Imagina que Jesus estava a passar pela tua cidade, que descia a rua principal e que parava para te ver, chamava- te pelo nome quando estavas sentado na árvore, e queria andar por aí contigo. Que ias pensar ou sentir? Como ias responder-lhe? Porquê?
Permite a discussão em grupo.
6. Partilha uma altura em que tiveste a experiência de Jesus saber o que se estava a passar contigo e de estar lá para ti. Qual foi a tua reação para com ele depois disso? Se estivesses nessa árvore, o que pensas que Jesus te diria ou o que quererias que Jesus te dissesse?
Permite a discussão em grupo.
7. O facto de Jesus nos chamar pelo nome e de se empenhar em nos conhecer, aquece os nossos corações de modo a desejarmos também conhecê-lo. Queremos falar com Ele através da oração, ler sobre Ele na Bíblia, falar dele a outros, e encontrar-nos com outros crentes. Com os outros começamos a agir e a responder como Jesus. Sobre qual destas coisas gostarias de saber mais e aplicar?
Permite a discussão em grupo. Explica a imagem da roda. A nossa relação com Jesus está no centro, e os raios são a leitura da Bíblia, a oração, o nosso testemunho de Jesus, e a nossa ligação com outros seguidores de Jesus. Quando nós como Jesus vivemos uma relação com ele na qual ele nos conhece e nos ama, vamos querer conhecê- lo melhor lendo a Bíblia, comunicando com Ele em oração, falando dele a outros e juntando-nos a outros seguidores de Jesus numa igreja e em qualquer sítio.
8. O que te motiva a ler, orar, testemunhar, estar com outros crentes?
Permite a discussão em grupo.