AJUDAR ALGUÉM A DIZER “SIM” PARA JESUS

Preparação para o tema

 

PASSAGEM: Atos 3:11-21

A GRANDE IDEIA:
Convidar alguém para responder às boas novas de Jesus é a quarta “barreira do som” a ser quebrada quando se procura ter um impacto para Cristo na vida de uma pessoa.

O PROBLEMA

Temos medo do desconhecido e da rejeição, por isso, recuamos na hora de convidar as pessoas a colocar sua fé em Jesus depois de terem ouvido o evangelho.

A NOSSA RESPOSTA

Ao saber que podemos levar alguém a perdoar, a viver e ao contentamento, e que isso não pode ser encontrado em nenhum outro lugar, devemos dar um passo da fé para convidar as pessoas a responderem a Jesus quando compartilhamos o evangelho com elas.

A IMAGEM

Uma noiva e um noivo no altar prestes a dizer “eu aceito”; Ou um contrato focado na linha de assinatura com uma caneta ao lado para a assinatura da pessoa.

 

A IMPORTÂNCIA DESTE TÓPICO:

É possível quebrar barreiras de som, ao iniciar uma conversa, trazer à conversa assuntos espirituais e explicar o evangelho, mas, também pode-se deixar de dar a uma pessoa a chance de começar uma relação com Deus confiando em Jesus. Quebrar esta barreira de som adicional pode ser o que Deus vai usar para mudar o destino eterno de uma pessoa! Por isso, é fundamental perceber a importância de quebrar esta barreira de som e aprender algumas maneiras práticas para fazê-lo.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

O que quero que o grupo saiba e compreenda:

É fundamental convidar alguém a confiar em Jesus, uma vez que essa pessoa tenha ouvido o evangelho.

O que quero que o grupo experimente:

Alegria sobre a perspectiva de Deus trabalhando através de nós para levar alguém à fé em Jesus; Convicção de que precisamos dar às pessoas esta oportunidade e deixar os resultados com Deus.

Como quero que o grupo responda:
Que deem um o passo da fé para convidar as pessoas a colocarem sua fé em Jesus ao compartilhar o evangelho com elas.

INICIA

As coisas têm percorrido um longo caminho com Bruno e com Miguel. No início, Bruno nem sabia como começar a conversar com Miguel. Mas agora eles se tornaram bons amigos. Um dos destaques para Bruno foi quando ele conseguiu explicar a Miguel o que significa ter um relacionamento com Jesus. Desde então, Miguel tem pensado em entregar a sua vida a Jesus. Mas ele ainda não fez isso. Bruno não quer pressionar Miguel em uma decisão, mas ele também não quer que Miguel perca a confiança em Jesus por causa da falta de encorajamento. O que tu farias se estivesses no lugar de Bruno para incentivar Miguel a confiar em Jesus?

 

EXPLORA:

1. Lê Atos 3: 1-11. Como as pessoas respondem à cura milagrosa de Deus de um homem que não pode andar?
Eles ficam surpresos. Não podem acreditar!

2. O que Pedro explica ao povo sobre Jesus em Atos 3: 12-15?
Ele explica que Deus glorificou Jesus (isto é: mostrou a todos como ele é incrível). Mas ele explica que o povo judeu em Jerusalém o negou e foi responsável pela sua morte quando o trouxeram diante de Pilatos, o governador romano, para incitar sua execução, enquanto também incentivava Pilatos a libertar outro prisioneiro que era culpado de assassinato. Mas Deus o ressuscitou dos mortos!

3. Como Pedro explica a cura do homem em Atos 3:16?
Pedro explica que a cura do homem veio através do poder do nome de Jesus e por sua confiança no poder de Jesus para curá-lo..

4. Leia Atos 3: 17-21. Que ação Pedro incentiva que as pessoas tomem?
Ele os chama a se arrependerem, o que significa parar de se afastar de Deus, mas, em vez disso mover-se para Ele.

5. De acordo com os versículos 19-21, o que acontecerá se eles se arrependerem e se voltarem para Deus?
Arrepender-se e voltar-se para Deus resultará em seus pecados sendo aniquilados. Isso trará momentos de renovação da presença de Jesus. Isso resultará em Jesus vir a eles. E vem com a promessa de Jesus voltar um dia para trazer restauração completa em nosso mundo.

APLICA
6. Com base no que lemos nesta passagem, por que convidar as pessoas a tomar uma decisão sobre Jesus Cristo é algo tão grandioso? Por que pode ser difícil convidar alguém para faze-lo?
Permite ao grupo discutir. Ajuda o teu grupo a ver como é importante tomar a decisão de confiar em Jesus, porque só ele pode aniquilar nossos pecados contra um Deus santo (versículo 19). Somente ele pode trazer alegria e paz em nossas vidas (versículo 20). Pode ser difícil porque podemos nos sentir estranhos em colocar alguém nessa posição. Também pode ser difícil porque tememos rejeição se alguém diz “não” ou que eles não estejam prontos para tomar essa decisão.

7. Quem tu conheces que precisa tomar uma decisão sobre Jesus?
Permite ao grupo discutir. Incentiva o teu grupo a pensar em amigos, família, colegas, colegas de equipa, professores e colegas de trabalho que ouviram o evangelho, mas ainda não responderam a Jesus.

8. O que significa tomar a decisão de seguir Jesus? De quem é a responsabilidade desta decisão?
Permite ao grupo discutir. Isso significa que uma pessoa está escolher confiar em Jesus para perdoar seu pecado e dar-lhe a vida eterna e convidar Jesus para fornecer liderança e direção em sua vida. Enquanto as pessoas podem orar uma oração para expressar esta escolha, a oração em si não é a coisa mais importante. Embora seja importante ser “um ato público” sobre sua fé, não é uma decisão que precisa acontecer publicamente. A decisão é responsabilidade do indivíduo, e acontece quando Deus abre o coração da pessoa para ela ver a beleza do evangelho (ver João 1:12; 2 Coríntios 4: 1-4). Entregamos o convite, mas não podemos controlar como as pessoas respondem.

9. O que acontece se uma pessoa nunca tomar essa decisão?

Permite ao grupo discutir. Aqueles que não colocam sua fé em Jesus em algum momento de suas vidas experimentam o juízo e a ira de Deus. Eles experimentam uma eternidade separada de Deus, no inferno (ver João 3:36, Hebreus 9:28 e 1 João 5: 11-13).