SER SÁBIO NOS RELACIONAMENTOS DE NAMORO

Preparação para o tema

A GRANDE IDEIA:
Deus quer que sejamos sábios nos nossos relacionamentos de namoro guardando o nosso coração e amando bem os outros.

 

O PROBLEMA

Temos tendência a tratar os nossos relacionamentos de namoro da mesma maneira que o mundo faz, e damos muito pouca atenção à maneira como Deus quer que abordemos estes relacionamentos. Deixamo-nos envolver de tal forma pela outra pessoa que não guardamos o nosso coração, e estas situações podem deixar feridas e dor que podiam ter sido evitadas.

 

A NOSSA RESPOSTA

Reconhecer que o nosso coração é a fonte da vida e que devemos guardá-lo e escolher amar-nos a nós próprios, aos outros e a Deus da maneira que cada um deve ser amado.

 

A IMAGEM

Tal como este homem segura com firmeza o seu coração, também nós devemos ter a sabedoria necessária para saber quando, como e a quem devemos entregar os nossos corações. Eles são a fonte da nossa vida.

 

A IMPORTÂNCIA DESTE TÓPICO:

Os adolescentes, hoje em dia, estão confusos sobre como abordar os relacionamentos românticose muitas vezes baseiam-se naquilo que aprendem nos meios de comunicação. Frequentemente quando começam a namorar, põem de lado o seu relacionamento com Deus e amigos para se concentrarem na sua namorada ou namorado. Mesmo que não tenham um namoro, podem tornar-se tão obcecados em encontrar a pessoa certa com quem namorar que a sua vida espiritual sofre. Queremos encorajar os nossos estudantes a guardarem com sabedoria os seus corações nos seus relacionamentos de namoro e a aprender a amarem-se uns aos outros de acordo com a vontade de Deus.

 

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

O que quero que o grupo saiba e compreenda:

Como Deus vê o amor e como devemos guardar os nossos corações quando se trata de relacionamentos amorosos.

O que quero que o grupo experimente:

Liberdade para amar os outros como Deus quer e não como o mundo nos ensina. Alegria nos nossos relacionamentos quando guardamos os nossos corações e pomos Deus em primeiro lugar.

Como quero que o grupo responda:
Formando uma imagem de como é um relacionamento no temor de Deus e sentir felicidade. Para que aqueles que estão actualmente num relacionamento romântico possam pedir a orientação sobre como Ele quer guardar os seus corações e comecem a fazer as mudanças necessárias de acordo com a Sua vontade.

 

INICIA

 

Hoje falamos sobre relacionamentos. Aqueles que se querem casar um dia levantem a mão. Se a vossa resposta for “sim”, quais são algumas das características que queriam para o vosso cônjuge?

Para a maioria de nós, o casamento ainda está muito longe, mas as qualidades que esperamos encontrar nas pessoas que escolhemos para namorar ou ter relacionamentos românticos, são muito semelhantes às que gostaríamos de ter no casamento. A primeira coisa que a maioria das pessoas procura é o amor. Na nossa cultura, estamos sempre a falar da palavra “amor”, mas se queremos saber como Deus define o amor, devemos procurar na Bíblia.

 

EXPLORA:
Duas passagens que nos dão alguma luz sobre os relacionamentos são: I Coríntios 13:4-7 que define o que é o amor e em Provérbios 4:23 que fala sobre como devemos viver os nossos relacionamentos.

1.Depois de ler os versículos em I Coríntios como achas que esta definição de amor difere das que vemos nos relacionamentos hoje em dia?
Nesta passagem todas as palavras que definem amor são centradas nos outros ao contrário do que vemos nos outros relacionamentos amorosos que são centradas em si próprio.

 

2.Algumas palavras nesta definição podem ser confusas. Como descreves a frase: “Não busca os seus próprios interesses”? Há algumas outras frases que achas confusas?
Tenta falar sobre palavras como inveja, orgulho, rude etc. Usa o teu telefone para ver o significado destas palavras ou pede aos teus alunos para o fazerem e partilha com o grupo. Esta é uma boa maneira para atrair os estudantes mais calados que não estão tão familiarizados com a Bíblia.

 

3.Se os nossos relacionamentos amorosos de namoro (ou de casamento, um dia) reflectirem esta definição de amor, como achas que são diferentes dos relacionamentos construídos na maioria das vezes em sentimentos e actos que toda a gente faz?
Sempre que usamos a Palavra de Deus e o poder do Seu Espírito para nos orientar e capacitar as nossas vidas, o resultado é sempre um amor centrado nos outros e em coisas como a paz, paciência e bondade. Muito do amor que vemos no mundo é sobre como nos sentirmos bem e como conseguirmos os nossos objectivos. Orienta a discussão nestes tópicos e incentiva os alunos a continuarem a referir-se à passagem de I Coríntios.

 

4.Lê a passagem em Provérbios 4:23 e explica por tuas próprias palavras. O que achas que Deus está a tentar dizer-nos aqui?
Esta passagem diz: “Acima de tudo, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida”. Quando deixas o teu coração ir por onde ele quer, muitas vezes vai afastar-te das coisas de Deus. Isso pode afectar toda a tua vida. Deus está a dizer para ser sábio.

 

APLICA:
5.De que devemos guardar os nossos corações num relacionamento romântico?
Deixa primeiro que os alunos expressem as suas ideias a respeito deste assunto. Nota que esta é a altura do estudo em que podes abordar questões específicas com que os teus alunos podem estar a lutar. Cada grupo é diferente, mas os alunos precisam de orientação e sabedoria de pessoas mais velhas e tementes a Deus como tu. Abaixo está uma lista de questões que podes querer discutir com eles. Certamente não vais ter tempo de discutir todos os tópicos, mas escolhe um ou dois que aches que é mais relevante para o teu grupo. Os pontos que escolheres vão fazer com que as próximas perguntas tenham mais importância.

  • Sexo antes do casamento
  • Namorar com um descrente
  • O que é ir muito longe mesmo antes de ter
    relações?
  • Estar tão focado na tua namorada/teu
    namorado que excluis os outros da tua vida
  • Acabar com alguém por achares que não
    está à tua altura
  • Luxúria
  • Tornar essa pessoa ou relacionamento num
    ídolo
  • Esperar que essa pessoa te preencha ou
    complete de alguma maneira que só Deus
    pode fazer.

6.Que papel têm o Espírito Santo e Deus na protecção dos nossos corações num relacionamento romântico?
Deus age através do Seu Espírito e da Sua Palavra para nos mostrar a vida em abundância que ele quer que experimentemos nos relacionamentos. Não somos suficientemente fortes ou sábios para proteger os nossos corações dos relacionamentos. Por isso precisamos do poder do Espírito Santo nesta área bem como em todas as áreas da nossa vida. À medida que amadurecemos na nossa fé, esta verdade torna-se mais evidente. Orienta a discussão em relação à diferença entre a nossa fraqueza e a Sua força, percebendo que isto leva tempo e maturidade e que é um processo contínuo.

Ora: Líder pede a Deus para dar a Sua perspectiva nos relacionamentos e pede orientação ao Espírito Santo para que ajude os alunos a aprenderem a lidar com estas situações nas suas vida.