
HONRANDO TEUS PAIS MESMO SEM TERES VONTADE
Preparação para o tema
A GRANDE IDEIA:
Honrar os nossos pais é uma forma de obedecer a Deus e crescer no nosso relacionamento com Ele.
O PROBLEMA
Somos egoístas, pecadores e queremos fazer as coisas à nossa própria maneira. Não queremos que os outros nos digam o que devemos fazer e, por isso nos revoltamos e desobedecemos aos nossos pais e fazemos aquilo que nos apetece. Não são só os filhos que são pecadores, mas também os pais, e quando os pais são pecadores as crianças sofrem. Alguns dos nossos pais fizeram-nos sofrer causando feridas profundas que só Deus pode curar.
A NOSSA RESPOSTA
Humilhando-nos pela rendição a Deus e honrando os nossos pais mesmo quando é difícil. Pedir ao Espírito Santo que nos dê poder para os honrar ainda que eles não tenham sido os melhores pais.
A IMPORTÂNCIA DESTE TÓPICO:
Deus deu-nos os nossos pais para nos amar, ensinar e orientar até entrarmos na idade adulta. Eles são a única grande influência nas nossas vidas, quer seja positiva ou negativa. Nós honramos a Deus se tratarmos os nossos pais com respeito, humildade e amor.
A IMAGEM
Nem todos temos os melhores pais ou um relacionamento perfeito com eles. Mas não importa aquilo que a nossa família é. Deus chamou-nos para tratarmos os nossos pais com respeito.
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
O que quero que o grupo saiba e compreenda:
Deus deu-nos os nossos pais e devemos tratá-los com respeito, humildade e amor.
O que quero que o grupo experimente:
Alegria ao reconhecermos os nossos pais como um presente de Deus. Paz, quando perdoamos os seus erros e confiar que Deus é o nosso pai perfeito.
Como quero que o grupo responda:
Humilhando-nos, sujeitando-nos a Deus e honrando os nossos pais mesmo que seja difícil. Pedindo ao Espírito Santo que nos dê poder para os honrar mesmo que não tenham sido os melhores pais.
.
INICIA
Quais são os teus pais favoritos de séries ou filmes de televisão? E quais são os piores?
EXPLORA:
O nosso relacionamento com os nossos pais é um dos mais importantes das nossas vidas, mas é diferente para cada um de nós. Alguns de nós vivemos com os nossos pais biológicos, mas outros não. Alguns temos pai e mãe que tomam conta de nós, outros fomos criados apenas por um dos nossos pais, avós ou até alguém que nem sequer é da nossa família. Neste estudo quando falamos sobre os teus “pais” estamos a referir-nos a quem te criou, mas está à vontade para responder a perguntas sobre quem chamas pai ou mãe.
1.Os relacionamentos com os pais são um pouco diferentes para cada um de nós. Na escala de 1 a 10, como classificas o teu relacionamento com os teus pais? Porquê?
Vai pela sala e faz com que todos participem. Quando derem um número de 1 a 10, pergunta-lhes: “Porque deste essa classificação?” e deixa-os partilhar um pouco mais. Está atento porque este exercício pode ser muito penoso para alguns alunos que podem não querer partilhar. Não te preocupes.
2.Que tipo de pai queres ser um dia?
Deixa o grupo discutir. Ajuda-os a sonhar um pouco acerca daquilo que pretendem ser, mas evita que haja um ataque aos pais. Muitas das ideias daquilo que eles pretendem ser como pais pode ter a ver com a falta dessa qualidade nos seus próprios pais. Incentiva as suas respostas – diz mesmo, “Vejo como tu estás a ser uma boa mãe ou um bom pai” ou “Também gostava de ser um pai assim”
3.Como queres que os teus filhos te tratem quando um dia fores pai?
Deixa o grupo comentar. Ao colocá-los do outro lado, ou seja pai/filho, vai ajudá-los um pouco a colocarem-se na pele dos pais. Pode até ajudar-te a fazer a seguinte pergunta: “Se fosses os teus pais, gostavas que os teus filhos te tratassem como os teus filhos os tratam?
4.Vamos ver o que Deus diz sobre como os nossos pais devem ser tratados. O que dizem as passagens a seguir sobre como honrar e respeitar os nossos pais? (Êxodo 20:12; Provérbios 10:1; Efésios 6:1; Marcos 10:19; Provérbios 13:1; Provérbios 1:8)
Deixa que cada um dos teus alunos procure um versículo e o leia em voz alta. Deixa que ele ponha cada versículo em suas próprias palavras. Pede a alguém que faça um resumo em 1-2 frases de tudo o que os versículos dizem.
5.O que significa honrar os nossos pais? Porque devemos honrá-los?
Significa que devemos respeitá-los de boa vontade, não por serem perfeitos, mas porque Deus os pôs em autoridade sobre nós. Nota que honrar não é o mesmo que obedecer. Isto irá aparecer em mais uma das últimas perguntas, por isso se necessário, tenta adiar a conversa até lá.
6.Porque é que às vezes é difícil honrar os nossos pais?
Deixa o grupo discutir. Vai haver respostas diferentes. Para aqueles que têm um pai crente ou um bom pai, é às vezes difícil honrar e obedecer, porque somos pecadores e queremos fazer as coisas à nossa maneira! Isto faz com que seja difícil submetermo-nos à autoridade dos outros. Para alguns estudantes cujos pais têm tomado más decisões, temos de lhes lembrar que todos os pais cometem erros e alguns até bastante grandes. É difícil honrar quem achamos que não merece. Não precisamos concordar com alguém para mostrar respeito por essa pessoa mas a Bíblia ensina-nos que nos devemos humilhar e submeter àqueles que são autoridades sobre nós.
7.Lê estes dois versículos: Romanos 1:30; 2 Timóteo 3:2. O que sobressai nesta lista de pecados?
Parece que estes dois versículos descrevem pessoas realmente más. “Desobedecer aos pais” parece pequeno comparado com isto, porque não parece um pecado muito mau. Mas aos olhos de Deus é um problema bem grande. Se nos chamamos de cristãos e pedimos a Deus para ser o Senhor das nossas vidas, precisamos ver os nossos pecados como Deus os vê. Precisamos reconhecer que desobedecer aos nossos pais é um problema grande para Deus.
8.Porque achas que honrar os pais é tão importante para Deus?
Deixa o grupo comentar. Deus criou uma ordem para o nosso mundo, e as famílias e os governos são uma parte dessa ordem. Ele designou a estrutura de um lar com os pais no comando e as crianças respondendo com respeito e amor. É claro que isso não acontece sempre, mas isto era o que Ele desejava quando nos criou e pode bem ser uma imagem de como nos devemos relacionar com Deus como nosso Pai.
9.Como podes honrar e respeitar melhor os teus pais? Qual o papel do Espírito Santo neste assunto?
Deixa o grupo comentar. Se for apropriado desafia-os a agir nas suas respostas e ensina-os a respeitar melhor os seus pais. Só podemos seguir a Deus em qualquer área das nossas vidas pelo poder do Espírito Santo e o obedecer aos nossos pais não é excepção. Pedir ao Espírito Santo que nos ajude a fazer as mudanças, dá-nos o poder que necessitamos para fazer coisas difíceis.
10.Como podes honrar os teus pais se eles estiverem a fazer algo de errado ou a pedir-te para fazer algo de errado?
Deixa o grupo discutir. Admite que este é um assunto muito difícil e que esperas que nenhum dos teus alunos tenha que lidar com esta situação. Mostra-lhes que honrar não é o mesmo que obedecer. A nossa primeira autoridade é Deus. Ele chamou-nos a honrar os nossos pais e devemos fazê-lo, mas se eles nos pedirem ou levarem a desobedecer-lhe, temos que nos lembrar
de quem é a nossa primeira autoridade. Se tal acontecer, ainda assim devemos tratar os nossos pais com amor e respeito, mesmo que obedeçamos a Deus.
11.Os pais não são perfeitos. Todos somos pecadores, mas quando os pais pecam, os filhos sofrem. Quando os pais pecam muito, os filhos sofrem ainda mais. Se esta tem sido a tua experiência, tens um Pai celestial que te ama mais do que podes imaginar. (Salmo 68;5). Como te sentes sabendo que Deus é um Pai perfeito, ainda que os teus pais não o sejam?
Deixa o grupo partilhar as suas experiências. Se não for trazido à discussão, lembra-os de que Deus é Omnisciente, todo amoroso e todo-poderoso. Isto quer dizer que Ele sabe tudo o que lhes acontece, quer o melhor para eles como um pai de amor, e pode dar-lhes tudo aquilo que precisam. Ele é um pai amoroso em quem podemos confiar. Se tiveres alguns alunos que têm vidas difíceis em casa, demora um pouco mais de tempo com esta questão e fala-lhes de amor e verdade às suas vidas. Tira algum tempo para orar por eles em grupo.